Você sabe o que é a síndrome da alienação parental?
21 de Junho de 2019 | TratamentosCom situações de divorcio e disputas pela guarda da criança, consequências surgem assim como a alienação parental e sua síndrome. Trata-se de um conflito familiar onde um dos pais estimula o filho a odiar o pai/mãe alienado, estimulando os sentimentos de ódio, rejeição e interferindo na formação psicológica da criança e adolescente.
Com o divorcio pode surgir mudanças na rotina e sentimentos como medo e insegurança em diferentes graus. Já a Síndrome da alienação Parental (SAP) é o conjunto de sintomas que uma criança acaba apresentando por estar sofrer a exclusão de seu pai ou de sua mãe e suas consequências podem envolver, entre outros sintomas, como culpa, ansiedade, depressão infantil, visão maniqueísta da vida, agressividade, medos, angústias, dificuldades de aprendizagem e somatizações.
Se seu filho está passando por uma situação semelhante a essa, o ideal é procurar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra para identificar a síndrome e apontar o melhor tratamento com intervenção imediata, exige também uma abordagem terapêutica especifica para cada uma das pessoas envolvidas, necessitando atendimento para a criança, o alienador e o alienado.