Nada de coaching ou meditação, saúde mental deve ser tratada por psicólogos e psiquiatras
01 de Julho de 2019 | TratamentosO psicólogo é um profissional da saúde habilitado e com inscrição no Conselho dos Psicólogos, que contém conhecimento e domínio de competências específicas para trabalhar determinadas queixas ou necessidades apresentadas por pessoas, grupos e organizações, com o objetivo de melhor a qualidade de vida e o bem estar biopsicofísico, social, relacional e espiritual do paciente. Seu campo de atuação engloba condições de realibitação, diagnóstico, prevenção e suporte psicológico, utilizando meios especificos para avaliação, testes e ténicas psicológicas que somente profissionais da Psicologia podem utilizar.
O trabalho do psicologo e psiquiatra vem sendo banalizados, confundidos e realizados por profissionais que não possuem embasamento prático, teorico e capacitação para tal função. Tratam da saúde mental, processos de luto, traumas, transtornos psiquiátricos e depressão, através de meditações guiadas e práticas infundadas, podendo causar a piora da doença e em casos de depressão, causar até um suicídio.
Saúde mental é coisa séria e deve ser tratada por profissionais da área de psicologia, que estudaram anos para realizar tal função com teorias e práticas fundamentadas.